Pesquisa científica como fonte de inovação em hospitais altamente reconhecidos no Mundo e no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i2.1873Resumo
A gestão eficiente do conhecimento e da inovação é encarada como orientação capaz de conduzir organizações a patamar de excelência e elevado desempenho. O engajamento de organizações no desenvolvimento de pesquisas científicas e produção acadêmica pode ser visto como indicador associado ao grau de inovação e construção de conhecimento acerca de melhores práticas e tecnologias. Dessa forma, este estudo objetivou analisar o nível de produtividade acadêmico-científica dos maiores hospitais mundiais e brasileiros, relacionando tal produtividade com a posição de excelência e destaque no setor hospitalar em nível mundial. Foram selecionados os 10 maiores hospitais mundiais e os 10 maiores hospitais brasileiros, com expressivo reconhecimento em termos de excelência e qualidade. Foi considerado o ranking dos hospitais mundiais apresentado pelo Portal Hospitals–Webometrics (2015) assim como as publicações acadêmicas registradas no portal SCOPUS para cada um dos 20 hospitais selecionados. Os resultados sugerem que existe uma forte associação entre a posição de excelência e reconhecimento mundial dos hospitais com seus respectivos níveis de produtividade acadêmico-científica. Ademais, observou-se a produtividade científica está fortemente concentrada nas áreas médicas em todos os 20 hospitais considerados. Dentre os hospitais brasileiros, os que apresentam maior destaque em produção acadêmico-científica são o Instituto do Coração do Hospital das Clinicas e o Hospital de Clinicas de Porto Alegre.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.