Reduzindo o “gap” entre a proposta de ensino e a estrutura cognitiva dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i3.1908Resumo
O presente trabalho buscou analisar a representação social que um grupo de estudantes universitários têm a respeito da temática “gestão de riscos ambientais” e compará-la a uma estratégia elaborada para ministrar o tema, que é a construção do mapa conceitual. Esta comparação propicia a redução do “gap” entre o que é proposto e o que os estudantes está pronto a assimilar. Foram utilizadas várias ferramentas para análise de evocações de palavras e de análise textual, tais como gráfico de similaridade, classificação hierárquica descendente, dentre outras. Finalmente pôde-se concluir que o mapa conceitual pode ser aperfeiçoado a partir da análise da representação social que os alunos têm a respeito da temática.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.