Análise bibliométrica da produção científica nacional em Ergonomia e Segurança do Trabalho: SIMPEP 2010-2015
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i3.1930Resumo
A Ergonomia e Segurança do Trabalho é uma área de muita importância para as atividades laborais, procura oferecer ao trabalhador conforto ergonômico, físico e psicológico. Este estudo busca analisar de forma quantitativa a tendência de como se está desenvolvendo a produção científica nessa área, observando as diferenças existentes entre as subáreas que compõem o campo da Ergonomia. A amostra se tomou dos artigos publicados no período de 2010 a 2015 no SIMPEP. Para uma interpretação objetiva dos dados utilizaram-se os métodos estatísticos de correlação de Spearman, Anova e Kruska Wallis. Optou-se por esses métodos após verificar a linearidade dos dados. Os resultados mostraram que as produções de Ergonomia e Segurança de Trabalho têm uma tendência irregular, tal o caso das desigualdades existentes das publicações entre as subáreas de Biomecânica Ocupacional e Análise e Prevenção de Riscos e Acidentes, que mostram diferenças significativas
(p=0,020). O artigo contribui para observar que é preciso um avanço em pesquisas na área de Ergonomia e que estas devem envolver todas as suas subáreas, para que esta disciplina científica se desenvolva de forma equitativa.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.