Processo de desenvolvimento de produto no setor de embalagens: proposta de inovação incremental com enfoque na maior praticidade no uso do papel alumínio
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i3.1964Resumo
Este artigo teve como objetivo apresentar uma proposta de desenvolvimento de embalagem para papel alumínio dotada de mecanismo de corte móvel e com proteção ao usuário. Com base na simulação de uma pesquisa de mercado, verificou-se a existência de uma lacuna representada pelos consumidores de papel alumínio insatisfeitos com os resultados do corte deste produto. Frente a isso, diversos são os casos observados em que há dificuldades associadas ao corte do papel, onde o consumidor precisa utilizar uma tesoura ou outro instrumento, ocorrendo um desperdício de papel. Para tanto, foram utilizadas ferramentas e técnicas de tomada de decisão para processos de desenvolvimento de produto, tais como, QFD, Análise de Custos, FMEA, Benchmarking, SWOT e Análise Ergonômica. Dessa forma, o formato desta proposta buscou proporcionar, ao consumidor, maior praticidade, segurança e precisão no corte do papel, sendo que fatores como, o baixo custo de matéria-prima e a complexidade da embalagem, aliados à grande utilidade e carência de mercado, podem intensificar, ainda mais, as chances de o produto se inserir no setor de embalagens, com um grande potencial competitivo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.