Análise do desempenho das companhias aéreas brasileiras através da escala SERVQUAL
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i1.2010Resumo
Nos últimos dez anos, o setor aéreo brasileiro teve um crescimento anual maior que o Produto Interno Bruto (PIB). Esse crescimento estimula a concorrência e a melhoria na qualidade dos serviços das empresas aéreas. Dessa maneira, as companhias precisam conhecer seus clientes e conquistar relacionamentos de longo prazo. Partindo dessa premissa, utilizou-se o instrumento SERVQUAL para avaliar os atuais serviços fornecidos pelas empresas brasileiras de aviação civil em voos domésticos. Ao avaliar o gap entre a expectativa e o desempenho do serviço, todos os quesitos foram negativos. Observou-se pela análise dos gaps e percepções que os itens com melhor desempenho tratam sobre a comunicação clara entre os funcionários e os clientes. Constatou-se que o modelo SERVQUAL pode ser utilizado de forma complementar aos dados da Agência Nacional de Aviação Civil e da Secretaria de Aviação Civil para a avaliação da qualidade dos serviços aéreos nacionais. A ferramenta se mostrou eficiente em mensurar a qualidade dos serviços aéreos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.