O desenvolvimento de um produto ergonômico para portadores de necessidades especiais: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i1.2025Resumo
O presente estudo buscou desenvolver um produto adaptável às limitações de pacientes com deficiência em processo de reabilitação, objetivando suprir algumas necessidades diárias que pela lesão ocorrida foram limitadas. Desta forma, a partir de um estudo de caso realizado em um Centro Especializado em Reabilitação de uma universidade, coletou-se informações de forma descritiva e a partir de um roteiro de observação com um paciente selecionado. Metodologicamente, primeiro observou-se no referencial teórico a atuação do design e como os conceitos ergonômicos podem complementar o papel do designer na criação de uma solução adequada que proporcione bem-estar na vida das pessoas. Em seguida, buscou-se informações em relação ao paciente, seu grau de trauma e o local onde vive, para posteriormente iniciar o processo de desenvolvimento de produto. Como resultado, criou-se aproximadamente dez propostas conceituais, no qual dessas dez escolheu-se apenas uma, que foi considerada a que mais cumpre os requisitos delimitados no projeto e a que mais supre às necessidades do possível usuário. Após a escolha da melhor proposta, a mesma foi desenvolvida em 3D e em protótipo, a fim de ser testada e avaliada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.