Uma análise qualitativa-sistemática da relação entre o acúmulo de dívida técnica e a satisfação de usuários ao longo da operação de pacotes de software empresarial
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i4.2033Resumo
A operação e manutenção de pacotes de software empresarial representa a maior parcela dos investimentos totais em iniciativas dessa natureza, que podem se estender por anos ou décadas. Ao longo desse período, o pacote de software sofre influências diversas que limitam sua capacidade de se adaptar a cenários emergentes e torna a avaliação de cenários de longo prazo uma atividade não trivial. Este trabalho investiga a relação entre o acúmulo da dívida técnica, incorrido ao longo do ciclo de operação e manutenção, e a satisfação dos usuários desses pacotes. A metodologia utilizada para a pesquisa consiste em uma análise qualitativa-sistemática baseada na revisão da literatura e em ferramentas da Dinâmica de Sistemas. Apresenta-se uma conceituação sistêmica da inter-relação entre a dívida técnica e a satisfação dos usuários decorrente das influências causadas durante o ciclo de operação e manutenção do software baseado nessa conceituação, discutem-se as relações causais e suas consequências relativas à manutenção de pacotes de software no acúmulo da dívida técnica e na satisfação de seus usuários. Desta forma, este trabalho busca suprir lacunas de trabalhos anteriores, que trataram o contexto de custo e benefício obtidos das atividades de manutenção por meio de modelos estatísticos, e estabelecer uma discussão sistêmica sobre manutenção de pacotes de software comerciais e seus resultados de longo prazo.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.