Kanban Eletrônico para otimização de processos internos e externos da cadeia de suprimentos: aplicação em uma empresa do setor automotivo
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i5.2153Resumo
A presente pesquisa descreve a concepção, implantação e avaliação crítica de uma solução de Kanban Eletrônico em uma indústria do setor automotivo. Este setor possui muita dificuldade em integrar processos de abastecimento entre clientes e fornecedores, principalmente em consequência do efeito chicote característico desta indústria. Tendo isto em vista, além de uma série de outras dificuldades enfrentadas internamente na empresa em estudo que comprometem a eficiência e confiabilidade do processo, propôs-se a substituição do sistema tradicional de abastecimento de materiais por cartões Kanban pelo Kanban Eletrônico. Os resultados foram apresentados utilizando um método que separa a intervenção na empresa da pesquisa acadêmica, de forma que os dados coletados durante o projeto na empresa foram registrados e serviram de input para que se estruturasse e apresentasse os resultados da pesquisa. Assim, além de estudar o estado atual e propor uma projeção para o futuro, houve descrição do processo de implantação e exploração das dificuldades associadas. Ademais, apresenta-se uma análise crítica sobre os ganhos que o sistema proporcionou e ainda pode proporcionar à empresa.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.