Combinação de Técnicas: Otimização-Simulação em uma Empresa do Setor Automotivo
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i4.2300Resumo
O presente artigo tem como objetivo avaliar o desempenho da combinação das técnicas de otimização e simulação de eventos discretos, que possuem abordagens distintas, mas podem ser complementares quanto ao alcance de objetivos. Por um lado, a otimização de sistemas busca, através de algoritmos, uma solução única e muitas vezes exata para um problema. Por outro lado, a simulação de eventos discretos analisa a interdependência e a interação entre os elementos do sistema em estudo e suas variáveis, ao longo do tempo. Espera-se então que, combinando as duas técnicas, seja possível extrair informações complementares das técnicas, de forma a potencializar os resultados do estudo. Dessa forma, o presente trabalho aplica essas técnicas, conjuntamente, para a solução de um problema real de seleção de mix produtivo gerado em função da expansão de uma empresa do setor automotivo, com designação de quais produtos serão produzidos em cada linha, por meio da otimização dos dados de entrada da simulação. Como principal resultado, observou-se um melhor aproveitamento das linhas e dos operadores, que apresentaram uma redução potencial de até 40% em sua utilização global.
Palavras-chave: otimização-simulação, combinação de técnicas, linha de produção, setor automotivo.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.