MERCADO VIRTUAL - JOGO DE EMPRESA VOLTADO AO ENSINO EM ENGENHARIA

Autores

  • José de Souza Rodrigues
  • Fernando Antonio Crepaldi
  • Dorival Ferreira
  • Jair Wagner de Souza Manfrinato
  • Kátia Lívia Zambon

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.23

Resumo

Os jogos de empresas exigem visão integrada e multidisciplinar de seus usuários. Isto os torna importantes para o processo ensino aprendizagem, bem como para atividades como treinamento empresarial. Aqui são apresentadas as diretrizes gerais utilizadas para a elaboração de um modelo, abordando conhecimentos agregados, os quais podem ser amplamente explorados por professores ou instrutores como estratégia tanto de aquisição como de consolidação de técnicas e conhecimento. Entre estes conhecimentos pode-se destacar economia (estudos exploratórios sobre teoria de mercado, teoria da firma, oferta e demanda, curva de possibilidade de produção, característica de mercado...), contabilidade (princípios básicos de contabilidade, balanço e demonstração de resultados, avaliação de empresas), análise de investimento (dimensionamento da planta, estudo de viabilidade econômica, pay back), gestão da produção (dimensionamento e uso da capacidade instalada), custos (diretos e indiretos, variável e fixo, ponto de equilíbrio). Palavras-Chave: jogo de empresa; mercado; empreendedorismo; gestão organizacional.

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Publicado

2005-11-01

Como Citar

Rodrigues, J. de S., Crepaldi, F. A., Ferreira, D., Manfrinato, J. W. de S., & Zambon, K. L. (2005). MERCADO VIRTUAL - JOGO DE EMPRESA VOLTADO AO ENSINO EM ENGENHARIA. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (1), Pag. 110. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.23

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