Vantagens e desvantagens da mídia exterior em relação a outras mídias
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.283Resumo
O papel que a propaganda vem desempenhando ao longo do tempo a torna um fator de grande influência no comportamento de diversos segmentos de mercado e um importante financiador dos meios de comunicação de massa. Em consequência, este campo de atividades estabelece fortes ligações com o setor empresarial. A consulta à literatura, no entanto, sinaliza que as vantagens e desvantagens da mídia exterior, em relação a outras mídias, receberam um tratamento modesto, em termos de publicações acadêmicas. Este estudo pretende alargar as fronteiras dos dados existentes nessa área de conhecimento. Desse modo, o estudo procura situar a relevância das mídias exteriores como um campo de atividades com características próprias, apontando suas vantagens e desvantagens, em relação a outras mídias. Para tal, foram realizadas entrevistas com oito publicitários, oito anunciantes e um grupo focal com dez estudantes de Publicidade e Propaganda – todos os três grupos são de Belo Horizonte. A pesquisa qualitativa mostra que os anunciantes sabem da necessidade de divulgar seu produto e que a mídia exterior é um bom aliado para essa finalidade. Por sua vez, os estudantes apontaram a importância da propaganda para o crescimento das organizações. Finalmente, os publicitários chegaram a afirmar que as receitas chegam a se ressentir quando a propaganda é eliminada.
Palavras-chaves: Mídia; Propaganda; Mídia exterior; Outdoor; Marketing
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.