Método para participação da produção no desenvolvimento enxuto de produto
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.343Resumo
Atualmente, técnicas da manufatura enxuta são conhecidas e implementadas para eliminar desperdício e melhorar o fluxo de materiais, ao longo de um processo de produção. Estes mesmos princípios enxutos são agora estudados e aplicados no processo de desenvolvimento de produto (PDP), alinhados à necessidade das empresas de desenvolverem e lançarem novos produtos com custo competitivo e no menor tempo possível. Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar um método para a produção, que enfatize: a importância da participação da manufatura, desde o início do projeto, para compartilhar sua experiência, necessidades e restrições; a visão de entrega de todo o fluxo operacional, como resultado do PDP e a criação de valor, segundo a percepção do cliente e demais interessados no projeto. Para validar a proposta, ela foi aplicada de forma comparativa em um projeto anteriormente realizado na empresa estudada. Como resultado, concluiu-se pela: viabilidade e aplicabilidade do método; capacidade em contribuir para redução de des-perdícios, de retrabalhos e do tempo de projeto. Palavras-chave: Desenvolvimento Enxuto; Preparação da produção; Desenvolvimento de produto.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.