Governança e impactos nos mercados emergentes
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.348Resumo
Neste artigo, procuramos evidenciar o relacionamento entre governança e diversas variáveis, relacionadas com o desenvolvimento econômico ou com importantes indicadores financeiros dos mercados emergentes. Com este objetivo, estabelecemos um referencial teórico, contendo os conceitos fundamentais ligados ao nível de governança dos países e sugere influência no desempenho dos países. A amostra com que trabalhamos foi composta de um grupo de países emergentes, tendo sido considerado como critério para sua composição, a existência de um nível de renda per capita por habitante, por ano, que se situasse entre U$ 500 e U$ 20.000. Em seguida, procuramos selecionar alguns indicadores médios de desempenho econômico e financeiro desses países, no período entre 2000 e 2002. Todos os dados foram obtidos junto ao site do Banco Mundial. Posteriormente, utilizamos o método de regressões lineares múltiplas, de modo a investigar possíveis relações estatísticas entre as variáveis. Os resultados apontam para a existência de uma relação positiva entre governança e renda per capita, negativa entre governança e crescimento econômico, além de evidenciarem outras relações relevantes.
Palavras-chave: governança, desenvolvimento econômico e mercados emergentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.