Práticas de gestão do conhecimento em empresas de software: grau de contribuição ao processo de especificação de requisitos
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.374Resumo
O objetivo deste estudo é identificar as práticas de gestão do conhecimento que contribuem para reter o conhecimento técnico gerado em processos de especificação de requisitos de software, desenvolvidos sob encomenda. Apesar da grande quantidade de pesquisas que procuram entender os processos organizacionais na ótica do conhecimento, existe carência de estudos sobre a criação do conhecimento em processo de especificação de requisitos de software. Esta pesquisa reúne abordagens de autores ligados ao tema e desenvolve uma pesquisa de campo, exploratória, com uso de questionários, entrevista e análise de documentos. A amostra, baseada na análise do cadastro municipal de prestadores de serviços, classificadas por micro e pequeno porte e com atuação em indústrias, constitui-se de seis empresas e dezesseis funcionários desenvolvedores de software de alto valor, localizadas em Vitória-ES. Os resultados obtidos permitiram elucidar as práticas que mais se relacionam, interagem e se integram à produção de software. Dentre as que mais contribuem em reter conhecimento destacam-se: Melhores Práticas, Base de Conhecimento, Normalização e Padronização de Documentos, Memória Organizacional, Aprendizagem Organizacional, Narrativas, Benchmarking, e Educação Corporativa. As empresas pesquisadas apresentam iniciativas preliminares para a gestão do conhecimento. Apesar de não poder generalizar esses resultados, é possível confrontá-los com os de pesquisas similares e orientar novas pesquisas.
Palavras-chave: Práticas de gestão do conhecimento; Processo de especificação de requisitos de software; Inovação.
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