Avaliação da percepção do sistema de gestão ambiental em uma agroindústria
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v3i3.467Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo identificar a percepção dos colaboradores de uma agroindústria localizada em Marau - RS, com relação ao Sistema de Gestão Ambiental, através de uma análise comparativa entre a expectativa e a percepção dos colaboradores. A pesquisa tem como base teórica autores relacionados à área ambiental, de recursos naturais, e autores que descrevem a norma NBR ISO 14001. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, com dados coletados de uma amostra de 163 questionários aplicados a uma população constituída dos colaboradores operacionais, técnicos e de supervisão, distribuídos uniformemente nos três turnos de trabalho da empresa. Uma análise comparativa entre a expectativa e a percepção dos colaboradores em relação ao sistema de gestão ambiental indicou que as expectativas superam as percepções reais dos resultados apresentados pelo sistema, gerando um grande número de oportunidades de melhoria. Palavras-chaves: Gestão Ambiental; NBR ISO 14001; Recursos Naturais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.