O uso de dados contábeis na avaliação do risco de inadimplência em operações de crédito de empresas de pequeno porte
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v3i3.471Resumo
O objetivo do presente artigo é avaliar a probabilidade de default de operações de crédito com base em dados contábeis, através da construção de um modelo que antecipe a probabilidade de inadimplência das operações. No estudo foram analisados dados contábeis de empresas, relativos ao ano de 2006. A maior contribuição do trabalho reside no fato de que a amostra constituída não foi de empresas falidas e não-falidas, como costumeiramente utilizadas em modelos desse tipo, mas sim de empresas classificadas como de alto ou baixo risco, segundo critérios objetivos utilizados pela instituição financeira que disponibilizou a base de dados, com base na legislação vigente para a constituição de provisão para créditos de liquidação duvidosa, imposta pelo Conselho Monetário Nacional. Dessa forma, acredita-se que o modelo tenha uma maior capacidade preditiva, especialmente no que se refere à possibilidade de antecipar a deterioração da capacidade de pagamento da empresa, pois o evento de inadimplência, cronologicamente, vem antes da falência. Palavras-Chave: Risco de crédito; Análise discriminante; Inadimplência; Predição.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.