Gestão de desenvolvimento de produtos: integrando a abordagem lean no projeto conceitual
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v4i4.503Resumo
Com a tendência na redução do ciclo de vida dos produtos, novas idéias são demandadas por um mercado cada vez mais volátil e exigente. Transformar essas idéias em projetos sustentáveis que satisfaçam as necessidades e expectativas dos clientes ao longo do processo de negócio, impacta diretamente na sobrevivência de uma corporação. Com a disseminação dos princípios Lean (ou enxutos), abordagem que visa o aumento do valor e redução dos desperdícios, foram identificadas melhorias nos sistemas produtivos. Busca-se, desde então, guiar o processo pelo valor identificado pelos seus stakeholders e adaptá-lo de acordo com a cultura da empresa. Estes mesmos princípios estão sendo aplicados no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) das empresas. O objetivo deste trabalho é mostrar como utilizar os princípios enxutos nos estágios iniciais do PDP, especificamente na fase de Projeto Conceitual, no desenvolvimento de um produto eletrônico. Assim, por meio de um estudo de caso, são levantados aspectos tais como redução de lead-time, flexibilidade a mudanças, bem como a aplicação da Set-based Concurrent Engineering (SBCE) para a escolha da melhor concepção do produto. Através deste estudo de caso, consegue-se observar a influência dos princípios enxutos na redução de desperdícios e agregação de valor durante o PDP. Palavras-chave: Processo de Desenvolvimento de Produtos; Projeto Conceitual.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.