Líder da manutenção: proposição de perfil com base em um estudo bibliográfico
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v32i4.615Resumo
A liderança é uma atividade da vida moderna. Não há como negar o papel do líder na tomada rápida de decisões, coordenação de equipes e atividades e resolução de problemas. O setor de manutenção demanda decisões rápidas e concisas e, eventualmente, emergenciais. Isso posto, pergunta-se qual seria o perfil básico para o líder do setor de manutenção, tendo em vista os aspectos da manutenção e liderança. O propósito foi estudar a bibliografia e corroborar com a experiência prática de modo a propor um modelo de perfil básico geral. Para isso, o presente artigo passa por uma pesquisa bibliográfica que busca levantar as características do departamento de manutenção, os requisitos para que uma pessoa possa exercer com propriedade algum cargo de liderança e as peculiaridades da liderança na manutenção, além de se valer da experiência prática do autor. As principais caracte-rísticas propostas para o perfil do líder da manutenção e que devem ser inerentes ou desenvolvidas por este líder são: (1) competência técnica; (2) competência administrativa, e; (3) experiência. A maneira como esse líder deve lidar com as pressões exercidas pela administração e pela produção da empresa em seu setor, as dificuldades no gerenciamento de recursos e as habilidades necessárias para tal gerenciamento estão contidas no perfil sugerido.
Palavras-chave: Competência. Líder. Manutenção. Gestão.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.