Proposta de um framework com traços distintivos como base para a identificação de requisitos à implantação de sistemas de gestão de custos: estudo teórico em formatos organizacionais da meso-região do semi-árido
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v1i1.739Resumo
Para melhorar as condições econômicas e sociais na Meso-região do semi-árido, entidades e empresas têm se esforçado em oferecer recursos adequados ao desenvolvimento sustentável das atividades produtivas locais. Assim, empresas estão se arranjando para aumentarem a capacidade competitiva e auferir ganhos conjun- tos, aproveitando potencialidades e recursos da região. Nessa busca, os sistemas de gestão de custos ganham relevância em decorrência da sua importância para a gestão das empresas, pois necessitam ser ajustados às condições e características dos arranjos estabelecidos nessa região. Portanto, o objetivo deste artigo é discutir, a partir de um processo sistemático, as características dos arranjos organizacionais, gerando-se um framework teórico com traços distintivos que servirá de base à implantação de sistemas de gestão de custos nos formatos organizacionais estabelecidos na Meso-Região do Semi-árido. Os resultados são úteis para implementar e/ou adequar os sistemas de gestão de custos às particularidades dos arranjos organizacionais. Os procedimentos metodológicos foram apoiados em uma seleção dos principais conceitos; identificação de suas limitações; cons- trução das características; definição das características distintivas entre os arranjos. A pesquisa é classificada como básica, qualitativa, exploratória e bibliográfica. O estudo foi realizado entre abril e junho de 2008. Os resultados ajudaram a definir as características distintivas dos arranjos. Palavras-chave: Arranjos Organizacionais, Sistemas de Gestão de Custos, Semi-Árido.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.