Uma proposta para garantia da qualidade metrológica em peças de geometria complexa
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.767Resumo
Peças de geometria complexa são de interesse em muitas aplicações industriais, seja por questão funcional seja por estética. Sua disseminação deve-se, em parte, aos avanços nos sistemas CAD/CAM e na tecnologia de medição por coordenadas. As variações dimensionais, de forma e de textura são especificadas, através de tolerância dimensional e geométrica. O seu controle tipicamente consiste na medição de pontos discretos sobre a superfície, utilizando máquina de medir por coordenadas e algoritmo de avaliação. Este trabalho apresenta uma proposta de sistematização de informações, para garantia da qualidade, através de medição por coordenadas cartesianas. A proposta foi baseada no amplo estudo sobre o tema, nas constatações de problemas evidenciados nas visitas realizadas em seis empresas e nos resultados de estudos de casos realizados numa empresa do setor automotivo. A sistemática foca nas principais fontes de erros da medição por coordenadas e demonstrou ser de útil aplicação na empresa selecionada.
Palavras-chave: Medição por coordenadas; Geometria complexa; Garantia da qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.