Trajetórias da Estratégia de Operações: um estudo longitudinal em uma montadora de motores para automóveis instalada no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v4i3.780Resumo
O setor automotivo brasileiro tem sofrido uma série de transformações, nas últimas décadas, como, por exem- plo, a instalação de novas montadoras no país, a adoção de novos padrões de relacionamento e a consolida- ção e desnacionalização dos fornecedores de autopeças. Paralelamente, a literatura mundial sobre estratégias difundiu um novo conjunto de idéias, conhecido como a “Visão Baseada em Recursos”, cuja principal con- tribuição é enfatizar a importância estratégica de um recurso difícil de imitar, transferir, comprar, vender ou substituir e que possua integração sistêmica com os demais recursos da companhia. Considerando que o desenvolvimento destes “recursos estratégicos” ocorre ao longo de trajetórias, o presente trabalho tem por ob- jetivo analisar a trajetória recente da Estratégia de Operações (EOs), seguida por uma montadora de motores automotivos instalada no Brasil. Os resultados indicam que, dentro do contexto das EOs, as prioridades de determinado momento atuam como a tradução da “intenção estratégica” a ser perseguida pela empresa, nos períodos subsequentes, sendo um direcionamento para a trajetória vindoura. As decisões tomadas em cada área de decisão das operações criam competências únicas, sequencialmente desenvolvidas, que fazem a em- presa melhorar seu nível de competitividade. Palavras-chave: Estratégia de Operações; Visão Baseada em Recursos, Competências; Indústria Automotiva; Motores para Automóveis.Downloads
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