Abordagem metodológica para avaliação de relacionamentos de redes de empresas:um exemplo de aplicação na indústria brasileira de autopeças
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.835Resumo
Atualmente, diversos autores enfatizam a existência de um contexto de economia crescentemente globalizada. De modo a assegurar condições adequadas de competitividade para exploração de suas operações, os processos internos de análise e tomada de decisão das empresas também, vêm passando por contínua evolução. O objetivo é assimilar o mais rapidamente possível as mudanças nas variáveis de competitividade, na medida em que ocorrem. O presente artigo apresenta um modelo conceitual e um estudo de caso ilustrativo, com o objetivo de avaliar os relacionamentos entre os atores presentes em uma rede de operações. A compreensão dos relacionamentos e dos pressupostos, nos quais se baseiam, bem como a identificação da hierarquia de importância existente entre eles, são vitais para sua consideração em um sistema de tomada de decisão. Os resultados sugerem a possibilidade de utilizar a abordagem proposta como instrumento auxiliar, para avaliação dos relacionamentos existentes dentro de uma rede de empresas, em função das condições exigidas de competitividade típicas de suas operações. Palavras-chaves: Rede de empresas; cadeia de fornecimentos; tomada de decisão; redes simultâneas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.