Formação permanente do docente de Ensino Superior. Caso: Mestrado em Engenharia de Produção da UFRN

Autores

  • Vanessa Desidério
  • Dario José Aloise

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.849

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estudar a forma encontrada por um grupo de professores de ensino superior, para manter-se constantemente em desenvolvimento. Faz uma reflexão sobre a criação e estímulo de condições favoráveis para leitura em meio à rotina estafante de trabalho e da conciliação entre ensino, pesquisa e extensão na atividade docente da pós-graduação em engenharia de produção. Estuda o processo de formação permanente dos docentes e quais são os fatores limitantes para o auto-desenvolvimento, segundo a percepção dos mesmos. Como metodologia, a pesquisa configurou-se como estudo de caso, através da observação-participante, utilizou pesquisa documental (utilização de dados do currículo lattes dos docentes) e aplicação de questionário quali-quantitativo. Os resultados apontaram para possibilidade de melhoria da aprendizagem contínua, com a incorporação de melhorias na infra-estrutura e nas condições de leitura apresentadas pelos docentes. A pesquisa contribui para reflexão de alternativas encontradas pelos docentes e os paradoxos com os quais eles precisam lidar, para superar os desafios de aprendizagem contínua. Palavras-chave: Formação Permanente; Gestão do Conhecimento; Educação em Engenharia de Produção

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Publicado

2012-01-21

Como Citar

Desidério, V., & Aloise, D. J. (2012). Formação permanente do docente de Ensino Superior. Caso: Mestrado em Engenharia de Produção da UFRN. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (4), 49. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.849

Edição

Seção

Artigos