Estimativa bootstrap para o enviezamento, erro padrão e intervalo de confiança do coeficiente de elasticidade da curva de Pareto
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.869Resumo
A curva de Pareto, ou “curva ABC”, tem sido aplicada como critério de tomadas de decisão em várias áreas do conhecimento, por empresas e instituições de vários ramos e em todo o mundo, isto é, como instrumento de modelagem de regularidade estatística para diversos fenômenos da natureza. Entretanto, apesar da curva de Pareto ser utilizada com grande frequência, o teste de sua significância ou aderência é pouco realizado, já que o desconhecimento da distribuição por amostragem do seu coeficiente angular (ou de sua elasticidade), torna inviável fazer acompanhar as estimativas do respectivo erro padrão, já para não falar na construção dos intervalos de confiança. Este trabalho tem a iniciativa preliminar de obter uma distribuição por amostragem empírica para a elasticidade da “curva 80/20”, utilizando para esta finalidade a técnica de reamostragem bootstrap e com isso obter o viés e o erro padrão das estimativas da elasticidade da potência de Pareto, possibilitando a construção de intervalos de confiança e testes de significância do ajustamento, minimizando assim a insuficiência de testes de significância para esta importante lei natural.
Palavras-chave: curva de Pareto; elasticidade; bootstrap; intervalos de confiança; teste de significância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.