Resolução do Problema de Carregamento e Descarregamento 3D de Contêineres em Terminais Portuários via Representação por Regras e Algoritmo Genético

Autores

  • Anibal Tavares de Azevedo UNESP
  • Cassilda Maria Ribeiro UNESP
  • Luiz Leduino de Salles Neto UNIFESP
  • Misael Pimentel Espiríndio e Silva UNESP
  • Murilo Cardoso Sivestre UNESP

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.897

Resumo

Neste artigo são apresentadas uma nova formulação e uma nova representação para a solução do problema de carregamento de contêineres 3D em terminais portuários (PCCTP 3D) que consiste em determinar como carregar e descarregamento um conjunto de contêineres de um navio porta-contêiner (containership), respeitando restrições operacionais relacionadas aos contêineres e a estrutura do navio isso porque num navio porta contêiner os contêineres são colocados em pilhas verticais, localizadas em diversas seções (baias). O acesso aos contêineres é feito somente através do topo da pilha. Muitas vezes para se descarregar um contêiner num determinado porto j, é necessário remover o contêiner  cujo  destino é o  porto j+1, porque ele está acima do contêiner que se deseja descarregar, esta operação pode ser chamada de remanejamento. Neste artigo procura-se fazer o carregamento e descarregamento do navio, procurando minimizar o número de remanejamentos, levando em conta a distância do centro de massa e do centro de gravidade para que não ocorram problemas de instabilidade do navio. Assim como o problema 2D é NP-Completo (AVRIEL et al. 2000), o problema 3D também o é, e é  aconselhável a utilização de métodos heurísticos. É proposto um algoritmo genético que emprega uma nova representação das soluções, denominada representação por regras, para resolver o PCCTP 3D.  A representação por regras tem a grande vantagem de utilizar uma representação bastante compacta que assegura a geração de soluções factíveis e possibilita a inserção de conhecimento do tomador de decisões.Nos também apresentamos alguns resultados obtidos com este método.

Biografia do Autor

Anibal Tavares de Azevedo, UNESP

Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP com linhas de pesquisa na área de Pesquisa Operacional. Mais detalhes em: http://www.feg.unesp.br/~anibal/

Cassilda Maria Ribeiro, UNESP

Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da UNESP com linhas de pesquisa na área de Pesquisa Operacional. Mais detalhes em: http://www.feg.unesp.br/~cassilda

Luiz Leduino de Salles Neto, UNIFESP

Instituto de Ciência e  Tecnologia da UNIFESP de São José dos Campos com linhas de pesquisa na área de Pesquisa Operacional.

Misael Pimentel Espiríndio e Silva, UNESP

Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da UNESP com linhas de pesquisa na área de Pesquisa Operacional. Mais detalhes em: http://www.feg.unesp.br/

Murilo Cardoso Sivestre, UNESP

Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da UNESP com linhas de pesquisa na área de Pesquisa Operacional. Mais detalhes em: http://www.feg.unesp.br/

Downloads

Publicado

2012-04-05

Como Citar

Azevedo, A. T. de, Ribeiro, C. M., Neto, L. L. de S., Silva, M. P. E. e, & Sivestre, M. C. (2012). Resolução do Problema de Carregamento e Descarregamento 3D de Contêineres em Terminais Portuários via Representação por Regras e Algoritmo Genético. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (4), 91. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.897

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)