Utilização da técnica AHP para análise da concorrência entre operadoras de planos de saúde
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.901Resumo
Um dos mais importantes aspectos a ser considerado pelas operadoras de saúde no desenvolvimento de seus produtos (ou serviços) e na divulgação dos mesmos é a percepção dos consumidores com relação aos atributos de seus produtos (ou serviços). O objetivo deste artigo é organizar e hierarquizar os atributos dos serviços desenvolvidos pelas principais empresas operadoras de planos de saúde do município de Curitiba, PR, segundo a percepção de seus consumidores. Para tanto, fez-se uso da técnica clássica Analytic Hierarchy Process (AHP), ferramenta de análise de decisão e planejamento de múltiplos critérios, através da qual foram analisadas sete empresas e seis atributos de cada uma delas. Os resultados mostram que o atributo mais significativo aos usuários é o “preço” e, além disso, que as empresas podem ser agrupadas em dois conjuntos de preferências: PS1 e PS2 (Planos de Saúde 1 e 2 com cerca de 23% e 19% das preferências cada um deles) e PS3, PS4, PS5, PS6 e PS7 (com cerca de 10% cada). A partir dos resultados de cada atributo analisado, as empresas têm condições de redefinir suas estruturas, processos, preços e redes credenciadas com o objetivo de sensibilizar seus públicos-alvos.
Palavras-chave: Processo AHP; Atributos de Operadoras de Saúde; Percepção dos consumidoresDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.