Análise ergonômica do trabalho: o caso de uma serraria na metade sul do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.920Resumo
O setor produtivo que envolve os mercados de madeiras e produtos derivados destaca-se pelo seu impacto econômico e social, tanto em nível mundial quanto no caso particular brasileiro. Neste setor, o caso particular das serrarias destaca-se por apresentar importantes demandas por melhorias ergonômicas. Tendo em conta isso, o presente estudo tem por objetivo investigar as condições ergonômicas em uma serraria, localizada na fronteira sul do Rio Grande do Sul. Para tanto, realizou-se levantamentos em campo e a aplicação de métodos de análise ergonômica. Verificou-se, no posto de trabalho mais crítico, controle do Carro Porta-Toras Pneumático-Automático (CPTPA), a necessidade urgente de melhorias de âmbito postural. Além disso, identificou-se uma série de necessidades de melhorias, relativas ao ambiente de trabalho, incluindo conforto térmico, ruído e interface homem-máquina.
Palavras-chave: método RULA; serrarias; condições ergonômicas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.