O Alinhamento Estratégico da TI e a influência da Sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v9i3.964Resumo
O objetivo deste artigo é avaliar a influência dos pilares da sustentabilidade, segundo a teoria do Triple Bottom Line, nos processos relacionados ao Alinhamento Estratégico da Tecnologia da In-formação (TI). No processo metodológico, utilizou-se o Método Delphi visando obter um consen-so, através de uma consulta a especialistas da área de TI, sobre o grau de influência de cada pilar em um subconjunto de processos de TI. O subconjunto de processos escolhidos são os do domínio “Planejar e Organizar”, que mapeiam o Alinhamento Estratégico da TI segundo o modelo Control Objectives for Information and related Technology (COBIT), utilizado na Governança de TI. Os especialistas da área de TI participantes da consulta, que trabalham tanto na área acadêmica e quanto como consultores no mercado de trabalho, responderam a três rodadas de perguntas até que o consenso foi atingido. Os resultados obtidos manifestam que há um predomínio da influência do pilar econômico em todos os processos analisados, mas que os pilares social e ambiental já são considerados relevantes em processos de gestão de riscos e planejamento estratégico de TI.Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.