Análise econômica, social e ambiental dos resíduos sólidos urbanos produzidos no Município de Barra do Bugres – MT
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.98Resumo
O problema gerado pela poluição dos meios naturais, assim como sua escassez, é pólo de grandes discussões mundiais, isto porque, muitos não são renováveis e são limitados. Um eficiente recurso apresentado à solução dos resíduos sólidos urbanos é a realização da coleta seletiva e, posteriormente, a reciclagem dos materiais inorgânicos, que ajudam na preservação do meio ambiente, geração de renda, reintegração social, entre outros. Com o presente trabalho, objetivou-se avaliar e quantificar o volume coletado de resíduos sólidos urbanos no Município de Barra do Bugres - MT, co-relacionando-os com o valor monetário dos materiais inorgânicos, contabilizando perdas financeiras, sociais e ambientais na cidade, ocasionadas pela ausência da coleta seletiva e reciclagem. Com os resultados obtidos, pode-se concluir que o Município por não possuir nenhum sistema racional e eficiente de coleta e tratamento do lixo, deixa de arrecadar, anualmente, aproximadamente R$ 1.417.852,80, processo que permite a reciclagem e também seus benefícios, tais com: a preservação do meio ambiente, geração de renda, geração de empregos, ou seja, tendo um retorno sócio, econômico e ambiental, permitindo uma melhoria da qualidade de vida da população municipal. Palavras-chave: Resíduos Sólidos Urbanos; Coleta Seletiva; Reciclagem.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.