Aplicação da produção mais limpa no processo de clarificação do caldo de cana para produção de açúcar
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v1i1.735Resumo
O presente artigo tem por objetivo verificar a aplicação dos princípios que norteiam a Produção mais Limpa (P+L) no processo de clarificação do caldo de cana para produção de açúcar. A P+L divide seus objetivos em três níveis: nível 1 (evitar resíduos e emissões), nível 2 (retorno dos resíduos ao processo produtivo) e nível 3 (reciclagem externa e deposição final de resíduos). O processo de clarificação tradicional utilizado pelas agroin- dústrias sucroalcooleiras é caracterizado por uma etapa conhecida por sulfitação, onde ocorre a introdução do enxofre (SO2), sendo este um insumo que libera resíduos prejudiciais à saúde do ser humano e ao meio ambiente. No entanto, a necessidade de produzir um açúcar de boa qualidade e livre de resíduos tóxicos vem incentivando as empresas deste segmento a buscarem alternativas que sejam viáveis do ponto de vista técnico, para substituir este produto no processo produtivo. Neste trabalho, são apresentadas duas alternativas tecni- camente viáveis à substituição do enxofre (o ozônio e os bicarbonatos) no processo de clarificação, com intuito de minimizar os resíduos e emissões, atendendo ao nível 1 dos níveis de aplicação da P+L, reduzindo, na fonte geradora, os poluentes e modificando o processo de sulfitação através da substituição do insumo (SO2). Palavras-chaves: Produção mais Limpa; Clarificação do caldo; Açúcar.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.