O processo de gestão ambiental em unidades de conservação da natureza: um estudo de caso no Parque Estadual Dunas de Natal
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.99Resumo
O presente estudo tem como objetivo mostrar a importância da gestão ambiental aplicada às unidades de conservação da natureza, enfocando o Parque Estadual Dunas de Natal. Toma como referência uma discussão teórica sobre a gestão ecológica, valoração ambiental e gestão ambiental, propondo-se a mostrar um breve relato sobre as externalidades ambientais no processo de gerenciamento ecológico. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica exploratória e o estudo de caso. Os resultados apresentam algumas medidas que foram adotadas pelo parque, no sentido de facilitar o processo de gestão do empreendimento, no que se relaciona às questões ecológicas e aos princípios de sustentabilidade econômica, permitindo o desenvolvimento, estímulo e difusão dos aspectos e práticas inerentes à gestão ambiental e conscientização ecológica. Por fim, considera que as atividades desempenhadas integram um processo sistêmico, cujos resultados devem ser constantemente acompanhados e ajustados, de acordo com as demandas ocasionadas pelo processo de evolução da gestão ambiental. Palavras-chave: Gestão ambiental; Unidades de conservação; Parque das Dunas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.