Produção mais Limpa: estudo sobre as empresas fabricantes de componentes automotivos localizadas na cidade de Sorocaba-SP
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.995Resumo
O aumento da preocupação dos consumidores com a qualidade ambiental e preservação dos ecossistemas, as legislações cada vez mais rígidas e os altos custos do tratamento de resíduos são fatores que têm levado as empresas a repensarem suas estratégias de produção. Nesse cenário, no qual o conceito de “ecologicamente correto” é externalizado para os membros da cadeia de suprimentos, ou seja, a jusante e a montante da manufatura, surge a metodologia de Produção mais Limpa. A indústria automotiva tem sido pioneira na adoção de novos processos produtivos. Sendo assim, o presente artigo apresenta uma pesquisa sobre a adoção da metodologia de produção mais limpa (P+L) em empresas fornecedoras de componentes automotivos, localizadas na cidade de Sorocaba. O artigo tem por objetivo mostrar a utilização de ferramentas de Gestão Ambiental, e no âmbito da P+L as principais práticas adotadas (modificação no processo, modificação no produto, etc), assim como as dificuldades, facilidades e vantagens obtidas com a implementação da metodologia pelas empresas fabricantes de componentes automotivos estudadas. O método de pesquisa adotado foi a utilização de um questionário enviado ao nível técnico e gerencial de cada empresa pesquisada. Os resultados obtidos nas seis empresas pesquisadas apontam que, no geral, elas têm uma preocupação com o meio ambiente, sustentabilidade, controle de resíduos e emissão de gases para não poluir o meio ambiente, mas ainda necessitam de apoio mais intenso da própria organização para ter resultados mais eficientes.
Palavras-Chave: Produção Mais Limpa. Indústria Automobilística. Gestão Ambiental.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.