Leilões Combinatoriais e Estratégias Heurísticas aplicados ao Problema de Transporte de Derivados de Petróleo
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.999Resumo
Mecanismos de mercado, como leilões, combinados com abordagens baseadas em sistemas multiagentes (MAS) têm sido aplicados com sucesso na busca de soluções factíveis em problemas de planejamento em cadeias de abastecimento. Uma cadeia de suprimento (SC)é caracterizada como uma rede de produtores e consumidores, que permite a coleta de matérias-primas, a sua transformação em produtos e a distribuição desses produtos, através do sistema. A abordagem apresentada neste artigo combina o paradigma MAS, o mecanismo de leilão combinatório, e diferentes estratégias que orientam os agentes a participar ou não dos leilões. Tal abordagem é aplicada ao problema do transporte de petróleo, que se caracteriza como um problema de planejamento em cadeias de suprimentos. O objetivo principal é ampliar a aplicação de leilões combinatórios em problemas de planejamento pela redução do espaço de soluções. Este artigo compara diferentes estratégias para participação em leilões, além de servir como uma ferramenta de apoio à tomada de decisões em problemas de planejamento a especialistas da indústria de petróleo.
Palavras-Chave: Leilões Combinatoriais. Estratégias Heurísticas. Gerenciamento de Cadeias de Suprimento. Transporte de Derivados de Petróleo.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.