Implementação de cálculo de confiabilidade para determinação da garantia de um novo produto
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i1.2087Abstract
O presente trabalho abordou a proposta de implementação do cálculo de confiabilidade para determinar a garantia de um componente mecânico, utilizado na lavadora de garrafas. Para tanto foram utilizados os conceitos de confiabilidade, taxa de falhas, distribuição de Weibull e testes acelerados. Foram realizadas cinco etapas para o desenvolvimento do estudo. Na primeira etapa foram analisados os materiais e os processos de fabricação dos componentes do correntão, para verificar quais variáveis poderiam levar o produto a ter falhas. A segunda fase foi da realização do teste de tração em um laboratório de ensaios mecânicos, certificado pela norma NBR ISO 17025, a fim de verificar o comportamento dos materiais. A terceira etapa foi a definição da variável e o método para simulação da confiabilidade no software Minitab 17. A quarta e quinta etapa foi a análise dos dados obtidos na simulação e no teste acelerado de fadiga. Ao final das análises dos resultados observou-se que o componente mecânico está superdimensionado em relação ao tempo de garantia oferecido pela empresa, isso evidencia a qualidade e a confiabilidade dos processos de fabricação e também permitiu a introdução de uma nova ferramenta para determinação da garantia dos produtos, que atualmente é pouco utilizada nas empresas. Como trabalhos futuros sugere-se que a empresa realize o cálculo de confiabilidade dos componetes estratégicos dos produtos que fornece, fazendo dessa forma a melhoria contínua de seus produtos.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.