Práticas sustentáveis ambientais utilizadas no setor de pós-vendas em concessionárias de veículos leves: um estudo de multicasos

Pedro Bôlla Viegas, Renata Coradini Bianchi, Flaviani Souto Bolzan Medeiros

Resumo


Atualmente, a preocupação com o meio ambiente leva as empresas em nível global a se preocuparem com a sua interação no meio onde estão inseridas, isso traz a necessidade de se adequarem, utilizando medidas que reduzam ou, até mesmo, eliminem quaisquer impactos ambientais provenientes de suas atividades. Deste modo, o presente artigo tem como objetivo analisar as práticas de sustentabilidade ambiental utilizadas no setor de pós-vendas das concessionárias de Santa Maria-RS. Para isso, utilizou-seuma pesquisa descritiva, bibliográfica, optando por estudos multicasos em uma amostra de cinco concessionárias que possuem sede ou filial nesta cidade. Entre os principais resultados, destaca-seque todas as concessionárias analisadas fazem uso de algum tipo de prática sustentável, aplicando métodos e ferramentas em suas atividades. Dentre tais práticas, cita-se o uso de caixas separadoras, impermeabilidade do solo, economia de energia elétrica, coleta seletiva etc. É necessário ressaltar essas iniciativas sustentáveis ambientais adotadas em meio às atividades empresariais mesmo com altos custos e dificuldades de implantação.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Gestão Ambiental. Serviço Pós-venda. Concessionária de Veículos.


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DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v10i1.1206

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