Redução de custos no processo produtivo com a utilização do ABC e Ferramentas Lean: estudo de caso em uma indústria de componentes de refrigeração

Levi da Silva Guimarães, Hyggor da Silva Medeiros, Alex Fabiano Bertolo Santana, Marcelo da Silva Pereira

Resumo


O presente artigo tem como enfoque a gestão da produção no que diz respeito aos custos operacionais que incidem diretamente no valor do produto. Como base para o estudo foi utilizado o sistema de custos baseado em atividades (Activity Based Costing – ABC), que fornece informações quanto a descoberta dos custos das atividades, e algumas ferramentas lean como o: mapa de fluxo de valor (VSM – Value Stream Mapping), Single minute exchange die (SMED), Kanban etc. O método adotado para essa pesquisa foi o estudo de caso. O estudo foi realizado em uma empresa de componentes de refrigeração no Polo industrial de Manaus, as análises e observações partiram inicialmente da aplicação do ABC em uma linha de produção, e do mapeamento do processo através do fluxo de valor, medindo o estado atual das atividades (Tempo de ciclo, setup, etc). Após mapeamento foi possível identificar os desperdícios em cada atividade e com base na metodologia Lean reduzir as perdas no processo. Os resultados obtidos depois deste estudo mostraram-se na redução de aproximadamente 20% dos custos relacionado ao processo produtivo.

Palavras-chave: Sistema de custos baseado em atividades – ABC. Mapa de fluxo de valor. Lean manufacturing. Polo industrial de Manaus. Desperdícios.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v10i1.1217

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



Licença Creative Commons

Está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

e-ISSN: 1984-2430
GEPROS. Gest. prod. oper. sist., Bauru, São Paulo-SP (Brasil).

Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia da UNESP - Bauru

Av. Eng. Edmundo Carrijo Coube, n° 14-01 Fone: 55-14-3103-6122