Jogos de empresas: uma proposta para capacitar alunos de engenharia

Walter Roberto Hernandez Vergara, Fabio Alves Barbosa, Alisson Viana Lima, Juliana Suemi Yamanari, Rayssa de Andrade Pache

Resumo


O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo de jogo de empresas referente a uma indústria que produz três tipos de skates, levando com consideração o setor de produção e finanças especificamente, com o intuito de treinar alunos do curso de Engenharia de Produção. O jogo simula o desempenho de cinco empresas em um ambiente que concorrem entre si e disputam um mercado que possui uma demanda específica para cada tipo de skate. Os jogadores gerenciam os recursos materiais e financeiros a fim de obterem maior lucro ao final de cada período. A programação da modelagem foi feita em Microsoft Excel 2007 e foi aplicada em alunos que cursavam o nono e décimo período do curso de Engenharia de Produção. Os resultados mostraram que a utilização do jogo de empresa proporciona um melhor aprendizado pelos participantes na gestão de uma empresa, devido ao ambiente competitivo e dinâmico em que os alunos são inseridos, além de estimular os mesmos a tomarem as melhores decisões com o intuito de obter o maior ganho possível.


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DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v11i1.1340

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