Quebra de paradigmas na contratação de serviços terceirizados – alcançar resultados através de contratos com foco em recursos humanos

Eduardo Gonçalves Thaumaturgo da Silva, Vinicius Leal Arienti

Resumo


A evolução da contratação de prestação de serviços em manutenção tem apontado o modelo baseado em performance
ou por disponibilidade, como sendo o mais adequado à terceirização. O mercado tem apresentado a
cada ano, o crescimento do número de empresas a adotá-lo. Em muitas empresas, existem condições pré-estabelecidas
para a seleção dos proponentes, onde são exigidas certificações nas áreas pertinentes ao serviço contratado,
como de qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho e, mais recentemente, em responsabilidade
social. Pouco é dito em relação aos colaboradores da empresa contratada e modelos que permitam o crescimento
e o bem-estar destes trabalhadores. Frente ao alto nível de comprometimento exigido neste modelo, faz-se
necessário o investimento e acompanhamento dos recursos humanos envolvidos. Este trabalho tem por objetivo
a apresentação de proposta, em busca da concretização da parceria entre as partes, melhorando a forma de
contratação e com sugestão de repasse de benefícios aos seus colaboradores, buscando formar uma espiral de
crescimento, envolvendo as empresas, seus recursos humanos e a comunidade.

Palavras-chave: Contrato, Terceirização, Recursos humanos

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DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.141

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