Estudo de custos para uma microempresa de guardanapos de papel utilizando cadeias absorventes de Markov
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.181Resumo
Para que as empresas possam se manter competitivas em seus mercados de atuação, torna-se imprescindível uma gestão eficiente de seus custos. Este trabalho traz um estudo e análise de custos de produtos de uma microempresa, utilizando as cadeias absorventes de Markov. Os dados foram resumidos através de um esquema de sistema produtivo, considerando os aspectos, como produção, inspeção, despacho, refugo. A análise de custo do produto, neste sistema produtivo, é conduzida, a partir da determinação e estimativa de todos os custos que envolvem as fases de produção, inspeção e despacho. Determinaram-se as probabilidades da capacidade de produção de cada subsistema. Os subsistemas são modelados por diagramas de estado, os quais representam, graficamente, os estados dos componentes do sistema e as transições entre estados. Empregando-se as cadeias absorventes de Markov, foi possível verificar a sua contribuição eficaz para a tomada de decisões em processos de gestão de custos. Palavras-chave: Cadeias Absorventes de Markov; Matrizes de Transição; Custos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.