MAPA ESTRATÉGICO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS BASEADO NO BALANCED SCORECARD

Ricardo Miyashita, Karina Gomes Soares

Resumo


As empresas devem assumir a sua responsabilidade para com a sociedade, demonstrando que
não se preocupam apenas com a obtenção do lucro, mas também em proporcionar o bem estar
social através de cuidados com os grupos sociais e o meio ambiente. As empresas que investem
em políticas de responsabilidade social obtém uma série de benefícios indiretos como aumento
da motivação dos funcionários, melhoria da reputação e diminuição de riscos. Em virtude
destes potenciais benefícios de longo prazo, o tema está adquirindo um caráter estratégico. O
presente artigo propõe um mapa estratégico para os departamentos envolvidos com a responsabilidade
social baseado no Balanced Scorecard. Apresentam-se indicadores de performance
social interligados por relações de causa e efeito que culminam na sustentabilidade do negócio
sob a ótica do triplo resultado: financeiro, ambiental e social.

Palavras-Chave: Responsabilidade social das empresas, Mapas estratégicos e Indicadores de
performance social.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.20

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



Licença Creative Commons

Está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

e-ISSN: 1984-2430
GEPROS. Gest. prod. oper. sist., Bauru, São Paulo-SP (Brasil).

Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia da UNESP - Bauru

Av. Eng. Edmundo Carrijo Coube, n° 14-01 Fone: 55-14-3103-6122