Identificação de fatores causadores de hematomas e fraturas em frangos de corte: estudo de caso
Resumo
Em decorrência da competitividade entre as empresas e a maior exigência dos consumidores quanto aos produtos fornecidos, a qualidade se faz primordial. O presente estudo teve por objetivo identificar os fatores que favorecem as ocorrências de hematomas e fraturas em frangos de corte, com o auxílio de ferramentas da qualidade. O estudo foi realizado nos dois turnos de trabalho de uma indústria situada na região Centro Oeste do Paraná. Para tal, foram realizadas observações intensivas e coleta de dados no setor de recepção de frangos. As ferramentas da qualidade utilizadas no estudo foram o fluxograma, folha de verificação, diagrama de Pareto, diagrama de Ishikawa e 5W1H. As principais causas identificadas foram classificadas com relação à Medida (densidade de
carga de frangos), ao Meio ambiente (distância do transporte), ao Método (processo de apanha dos frangos) e à Mão de obra (falta de treinamento).
Copyright (c) 2019 Revista GEPROS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.