Avaliação do casquilho de guaraná como inibidor de corrosão em aço carbono aplicando o método de Taguchi no ensaio de perda de massa

Antonio dos Reis Faria Neto, Amanda Pires Nogueira de Souza, Cristina Sayuri Fukuguachi, Marcelo dos Santos Pereira

Resumo


O interesse no estudo da corrosão não envolve apenas o campo científico, mas também o campo econômico e ambiental. Nesta situação os inibidores de corrosão à base de extratos vegetais surgem como novas alternativas por serem de fontes renováveis e baixo custo. Em vista disso, a proposta deste trabalho é realizar, com auxílio do Método de Taguchi e Análise da Variância, a avaliação da influência das variáveis e suas interações envolvidas no processo de corrosão através do ensaio de perda de massa utilizando como inibidor vegetal o casquilho de guaraná. Para tanto, foi selecionado o arranjo ortogonal L16 e os fatores analisados em dois níveis: Inibidor vegetal, temperatura, meio ácido, tempo de imersão, e material. A variável resposta dos experimentos realizados foi a perda de massa das amostras. Com os resultados obtidos conclui-se que o casquilho de guaraná tem grande potencial pra utilização como inibidor de corrosão vegetal. Através da avaliação da resposta obtido no Método de Taguchi, verificou-se também que o fator mais significativo do processo de corrosão em ensaio gravimétrico é o meio ácido seguido da temperatura do meio e não há interação entre os fatores.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v14i1.2064

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista GEPROS

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

e-ISSN: 1984-2430
GEPROS. Gest. prod. oper. sist., Bauru, São Paulo-SP (Brasil).

Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia da UNESP - Bauru

Av. Eng. Edmundo Carrijo Coube, n° 14-01 Fone: 55-14-3103-6122