Um estudo sobre a aplicação da Produção mais Limpa (P+L)
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.424Resumo
A demanda por maior responsabilidade social e ambiental, a pressão do mercado internacional e os custos de produção têm levado as empresas a adotarem estratégias de manufatura, minimizando seus impactos, que possam gerar um diferencial competitivo. Neste contexto, pretende-se contribuir para o debate a respeito do surgimento de um novo modelo de produção, que possa responder às atuais necessidades das empresas, em busca de um melhor desempenho ambiental: o modelo de Produção mais Limpa (P+L). O objetivo do trabalho é avaliar a utilização das técnicas de P+L em uma empresa que atua no setor de fabricação de peças e moldes em plástico reforçado com fibra de vidro, por meio da adoção de um sistema de gestão ambiental, que procura agregar valor aos produtos fabricados, minimizando o desperdício durante o processo fabril. Os resíduos do processo de moldagem manual de fibra de vidro, na empresa em estudo, são na ordem de 19,5%. Como proposta de redução deste indicador, foi avaliada a troca do processo de moldagem atual pelo sistema RTM Light – Resin Transfer Moulding, diminuindo o volume de resíduos para 4%.
Palavras-chave: Produção mais Limpa; minimização de resíduos; gestão ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.