Aplicação da Produção mais Limpa no setor de turismo: um estudo de caso em um hotel de Natal/RN

Autores

  • Victor Hugo Dias Diógenes Secretária de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal-RN
  • Lúcia Mara Figueiredo UFRN
  • Handson Claudio Dias Pimenta IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.459

Resumo

Por serem potencialmente consumidores e degradadores do meio ambiente, os empreendimentos hoteleiros devem estar dispostos a adotar técnicas, que visem melhorar seu desempenho ambiental. Nesta perspectiva, a Produção mais Limpa (PmL), uma ferramenta de gestão ambiental aplicada a empresas dos mais variados segmentos e tipologias, através de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica, mostra-se como uma alternativa viável e interessante para os empresários, que vislumbram as questões ambientais como uma responsabilidade e não como mais uma obrigação. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar a implantação da Produção mais Limpa em um hotel localizado na Praia de Ponta Negra, no município de Natal/RN, visando trazer benefícios importantes ao empreendimento no que se refere aos aspectos ambientais, econômicos e sociais. Para tanto, foram realizados levantamentos qualitativos e quantitativos, nas etapas de diagnóstico operacional e ambiental, estudo de viabilidade, implementação e monitoramento das oportunidades de melhoria. As principais oportunidades vislumbradas relacionaram-se com o consumo energético, água, gestão da qualidade e educação ambiental e foram 80% implementadas, devido à sua simplicidade, baixo custo e retorno do investimento caracterizado por um período curto, além de benefícios sociais e ambientais. Um fator essencial e primordial para a implementação das ações de PmL no empreendimento foi o comprometimento da alta administração no propósito da pesquisa, que deu todo o suporte necessário para a implantação da ferramenta no empreendimento. Vislumbrando os aspectos supracitados, percebe-se a eficiência e aplicabilidade da PmL, no setor de serviços e o quanto tal setor – que vem crescendo vertiginosamente nesta última década – pôde desenvolver-se sem destruir o meio ambiente e desrespeitar os direitos humanos.

Palavras-chave: Sustentabilidade Empresarial; Produção mais Limpa; Impactos Ambientais das atividades turísticas.


Biografia do Autor

Victor Hugo Dias Diógenes, Secretária de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal-RN

Analista Ambiental da Scretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal-RN, Tecnológo em Gestão Ambiental

Lúcia Mara Figueiredo, UFRN

Mestranda em Engenharia Sanitária pela UFRN, Tecnóloga em Gestão Ambiental

Handson Claudio Dias Pimenta, IFRN

possui mestrado em Ciências da Engenharia de Produção (2008), Especialização em Gestão Ambiental Urbana (2007) e graduação em Engenharia de Produção (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduação no Curso Superior de Tecnologia em Meio Ambiente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (2004). Atualmente é Professor D1 do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte - Departamento Acadêmico de Recursos Naturais. Tem experiência na área de Engenharia de Produção e Ambiental, com ênfase em Controle e Prevenção da Poluição de processos produtivos, atuando principalmente nos seguintes temas: Adequação Ambiental de Organizações, Sustentabilidade Empresarial, Produção mais Limpa, Sistema de Gestão Ambiental - ISO 14001, Análise de Ciclo de Vida, Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais, Implementação de Programa de Educação Ambiental em Organizações, Auditoria e Perícia Ambiental.

Downloads

Publicado

2014-02-13

Como Citar

Diógenes, V. H. D., Figueiredo, L. M., & Pimenta, H. C. D. (2014). Aplicação da Produção mais Limpa no setor de turismo: um estudo de caso em um hotel de Natal/RN. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (1), 141. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.459

Edição

Seção

Artigos