Análise de empresa incubada como habitat de empreendedorismo, inovação e competitividade

Andréia Antunes da Luz, João Luiz Kovaleski, Dálcio Roberto dos Reis, Pedro Paulo de Andrade Júnior, Alexandre Zammar

Resumo


O desenvolvimento e o progresso estão intimamente ligados à inovação e competitividade de produtos e serviços, e à capacidade de gerenciar as organizações de forma empreendedora. Este estudo foi realizado na empresa incubada Beta Indústria e Comércio de Brinquedos, com o objetivo de descrever o sucesso que obteve com o empreendedorismo, a inovação e a competitividade em games educativos.  A pesquisa foi classificada como básica, e utilizou-se a abordagem qualitativa a partir de dados oficiais da Incubadora Tecnológica de Ponta Grossa – INTECPONTA e a entrevista como instrumento de coleta de dados. Para atingir o objetivo proposto em função dos procedimentos técnicos utilizou-se o estudo de caso. Os resultados da pesquisa permitiram analisar o estudo de caso da empresa Beta e registrar aspectos de empreendedorimo, inovação e competitividade no desenvolvimento de uma ideia, aliado ao apoio e participação da incubadora. Além disso, a pesquisa contribui para a prática gerencial ao estudar in loco o papel de uma empresa incubada e, também, pela incubadora, de modo a melhorar sua relação como habitats de empreendedorimso, inovação e competitividade.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Desenvolvimento Tecnológico; Gestão do Conhecimento; Inovação; Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.584

Licença Creative Commons
Revista GEPROS - Gestão da Produção, Operações e Sistemas

http://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

Locations of visitors to this page