Um estudo exploratório da cadeia produtiva da recapagem de pneus

Autores

  • Sheron Pereira de Lima Moreira Universidade de Caxias do Sul
  • Cleusa Marli Gollo Bitencourt Universidade de Caxias do Sul
  • Marta Elisete Ventura da Motta Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Emilia Camargo Universidade de Caxias do Sul
  • José Mauricio Carré Maciel Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.872

Resumo

Atualmente às relações econômicas tornam-se cada vez mais acirradas dentro dos mercados de trabalho. A complexidade dos diversos setores empresariais e a crescente competitividade do mercado global fazem necessária a identificação e inovação de estratégias que busquem tornar as cadeias produtivas mais competitivas e capazes de suprir as necessidades dos mercados. Este trabalho teve como objetivo demonstrar os conceitos e características das cadeias produtivas, com o foco para o segmento de pneus, mais diretamente nos sistemas de reformas, explicando as tendências deste mercado. A empresa objeto de estudo, está no ramo a mais de 16 anos, através dela são demonstrados os sistemas de reformas de pneu, mais precisamente, a recapagem, além de salientar os processos, destinações e benefícios que os mesmos trazem para o meio ambiente; também, são apresentados os custos, despesas e lucratividade, que tanto a empresa objeto possui quanto o segmento apresenta no atual momento.

Palavras-chave: Cadeia produtiva; Segmento de Pneus; Tendências do Mercado.

Biografia do Autor

Maria Emilia Camargo, Universidade de Caxias do Sul

Licenciada em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Licenciada em Administração e Controle pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Bacharel em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), Bacharel em Ciências Economicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1979), Licenciada em Economia e Mercado pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1979) e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Pós-doutorado em Controle Estatístico de Processo pela Universidade Estatal Técnica de Kazan. Pós-doutorado em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Universidade do Algarve Portugal. Pesquisadora do CNPq nível 1-C, no período de 1993 a 2002. Atualmente é revisora das seguintes revistas: RAM. Revista de Administração Mackenzie; Revista Perspectiva Econômica; Custos e @gronegócio Online; Revista Contextus; Revista Contemporânea de Economia e Gestão; Qualit@as (UEPB); Revista Produção; Revista Eletrônica Produção & Engenharia; Revista do Centro de Ciências Administrativas (UNIFOR); Revista Contemporânea de Ciências Sociais Aplicadas ( FAPLAN); . Revista de Administração e Inovação (RAI). Profa. da Universidade de Caxias do Sul. Profa. Adjunta da Universidade de Santa Cruz do Sul. Professora Titular Aposentada da Universidade de Santa Maria. É avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES/INEP/MEC.Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, Séries Temporais, Administração da Produção, Controle Qualidade, Estratégias de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Séries Temporais, Monitoração, Processos Produtivos, Controle Estatistico de Qualidade, Estratégias e Gestão da Produção, Satisfação de Clientes, Cenários Prospectivos, Arranjos Produtivos, Cadeias Produtivas, Qualidade do Ar, Controle de Poluição Atmosférica e Análise de Dados.

Downloads

Publicado

2012-03-03

Como Citar

Moreira, S. P. de L., Bitencourt, C. M. G., Motta, M. E. V. da, Camargo, M. E., & Maciel, J. M. C. (2012). Um estudo exploratório da cadeia produtiva da recapagem de pneus. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (4), 11. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.872

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)