Indicadores de desempenho: um modelo para avaliação em hotel

Gerson Luis Russo Moysés, Moisés Ari Zilber

Resumo


Este trabalho trata da identificação das tendências de alguns indicadores de um hotel, conforme modelo
proposto por Zilber e Fischmann. A fundamentação teórica está embasada em trabalhos de autores, como
Harland (1996), Castelli (2003), Vallen e Vallen (2003) e Walker (1999), que tratam dos temas relacionados à
‘hotelaria e sua cadeia de valores’; Whittington (2002) e Abell (1995) que tratam do ‘planejamento estratégico’;
Kaplan e Norton (1997) e Young (2003) que discutem o tema ‘indicadores de desempenho’ e Pring (1999) e
Zilber e Fischmann (2002 e 2001) que tratam da ‘média móvel’. Foi realizada uma pesquisa exploratória em
um hotel do interior de São Paulo. A coleta de dados foi feita por meio de análise documental, no período
compreendido entre 2002 e 2004 e, para o tratamento dos dados, foi utilizada a ‘média móvel aritmética’. Os
resultados evidenciaram que o modelo tem capacidade de demonstrar a tendência do desempenho da empresa
e de subsidiar o acompanhamento e a redefinição do processo de planejamento estratégico da organização.

Palavras-chave: Indicadores; Desempenho, Hotel.

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DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.90

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