Gestão de stakeholders em gestão de projetos: contribuições da literatura
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i2.1633Resumo
O objetivo deste estudo foi obter um panorama da produção científica sobre o tema gestão de stakeholders em gestão de projetos, identificando os trabalhos mais representativos, suas abordagens e autores e periódicos de destaque. A abordagem metodológica utilizada foi de revisão sistemática de literatura, adotando as técnicas de análise bibliométrica e análise de conteúdo. Foram identificados 614 artigos para a análise bibliométrica e, posteriormente os 28 artigos mais relevantes, segundo a proxy de maior número médio de citações por ano, foram analisados em profundidade usando técnicas de análise de conteúdo. Os resultados indicaram uma produção crescente na área, principalmente no setor de construção. Ao passo que o resultado da análise dos artigos mais relevantes apresentou ainda intensa utilização de abordagem instrumental e método de estudo de caso na maioria das pesquisas. Por fim, este estudo gerou alicerces para novas pesquisas ao classificar os autores mais citados nos artigos relevantes em três grupos: gestão de projetos clássica, gestão de projetos aplicada e liderança e comportamento.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.