Mapeamento da Logística Reversa de pilhas e baterias: estudo de caso de um projeto proposto por uma instituição bancária
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.1146Resumo
A produção de bens materiais e de consumo é crescente. Como forma de contribuir com a gestão dos bens nos pontos de pós-consumo e pós-venda, empresas tem-se utilizado de ferramentas e métodos que perfaçam o movimento reverso na cadeia produtiva, e a esse caminho é dado o nome de logística reversa (LR). Foi proposta a análise da LR pós-consumo de pilhas e baterias, com o estudo de caso de um projeto aplicado por uma entidade bancária, visando constatar o papel de cada uma das empresas envolvidas no processo de LR, estudando e mapeando a cadeia reversa de suprimentos (CRS) e analisando a importância da LR para os empreendedores. Para a obtenção das informações do caso, foram elaborados e enviados questionários a todos os envolvidos, buscando informações relevantes para LR, o que possibilitou a formulação de uma CRS, auxiliando na compreensão do processamento da LR das pilhas e baterias. Como resultado gerou-se um modelo visual que facilita compreender toda a cadeia. Concluiu-se que a LR e o estudo da CRS apresentam grande auxílio para o tratamento de produtos inservíveis, além de melhorias para a eficiente reutilização de materiais descartados. Porém, ainda necessitam de estudos mais específicos para os materiais, visando adaptação coerente para os diversos tipos de processamento.
Palavras-chave: Logística Reversa. Cadeia Reversa de Suprimentos. Pilhas e Baterias.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.