Os fatores que devem ser considerados para uma efetiva implantação do controle estatístico de processo (CEP): uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v15i1.2259Resumo
O Controle Estatístico de Processo (CEP) corresponde a um conjunto de ferramentas estatísticas que visam à melhoria e estabilidade dos padrões da qualidade e é amplamente utilizado pelas como suporte aos programas de qualidade. Ao longo de mais de 50 anos, diversos autores exploraram o assunto apresentando Fatores Críticos para o Sucesso (FCS) para a sua implantação nas indústrias. Contudo, não se encontra na literatura trabalhos que os reúnam e os classifiquem de acordo com dimensões (estatísticas, metodológicas e gerenciais) e níveis de decisão (Estratégico, Tático e Operacional). Esta revisão de literatura é resultado de uma busca aprofundada a respeito dos FCS em trabalhos encontrados nas principais bases de dados disponíveis. Foram identificados e estão listados neste trabalho 44 FCS que devem ser observados para a efetiva implantação do CEP e que possibilitam aos gestores direcionarem seus esforços e recursos. Verifica-se a importância e a carência de estudos que mostrem, efetivamente, como os níveis de decisão e as dimensões interferem no resultado do programa e de que forma os fatores podem corroborar para o sucesso do CEP.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.